terça-feira, maio 23, 2006

A Carta


Não indo muito ao encontro daquilo que o blog publica… mas porque acho pertinente, deixo aqui esta pequena reflexão.

Nós sabemos que há muita coisa que não se pode fazer neste país… nem vale a pena enumerá-las para não ficarmos deprimidos. Mas… hoje fiquei surpreendida. Mesmo muito surpreendida. Sabem vossas excelências que não podemos adoecer? Ah pois é! Aliás, poder podem mas não convém nada… nada mesmo. Mas desenganem-se que é um inconveniente, que passo a redundância, é um inconveniente para vocês meus caros amigos. É inconveniente para os médicos e para o sistema de saúde deste país.

Passo então a contar a minha aventura matinal. Hoje fui ao SAP - que curiosamente significa Serviço de Atendimento Permanente e que por um acaso tem um horário das 8h-24h … o que significa mesmo Permanente?... Acordei de uma noite difícil e pensei… vamos começar a manhã ainda melhor: “vou ao SAP”. E pronto, fui! Chego à porta, ensonada, triste, febril… e eis que começo a delirar de tal forma que chego mesmo a ver vários papéis afixados naquele local que dizem o seguinte:

“A partir de dia 2 Maio de 2006 deverá dirigir-se ao seu médico de família a solicitar consulta, antes de inscrever-se no SAP, A Direcção”

Não liguei às visões, pensamentos e ideações que passavam pela minha cabeça… Dirigi-me ao balcão, e eis que a coisa toma forma. Sim, começo a ouvir vozes… A senhora pergunta-me o que quero. Eu digo, uma consulta por favor. Entrego o cartão. Ela simpática e delicadamente informa o óbvio: o seu médico de família é fulano tal. E eu, pois é… eu já sabia… E ela: da próxima vez que estiver doente, vá ao seu médico de família. Se ele não o atender, peça-lhe uma carta e depois aí sim, dirija-se às nossas instalações.

Eu vou traduzir aquilo que a senhora me disse: da próxima que decidir adoecer, reserve com antecedência uma consulta no seu médico de família. Não se esqueça de ter em conta a agenda do dito fulano para encaixar com a disponibilidade do mesmo. Se ele estiver muito ocupado, aguarde e fique um pouco pior do que já estava inicialmente. Quando estiver nas últimas, ele entrega-lhe a famosa carta e depois o que tem a fazer é arrastar-se penosa e dolorosamente até às nossas afamadas instalações. Aí apresenta a cartinha e senta-se na nossa confortável sala de espera durante aproximadamente 3 horas para poder ser atendido, isto é, se até aí não tiver sucumbido à doença. Se tiver sucumbido, fantástico o nosso objectivo foi atingido.

Sentei-me. Tinha 5 pessoas à minha frente. Aguardei a minha vez durante hora e meia. Em 3 minutos fui atendida. A febre continua, os delírios esses…. Afinal não eram delírios…. Esperem… ainda oiço alguma coisa… “a carta!!! a carta!!!”


Assinado:
Cura Solenemente Adiada

5 comentários:

Lita disse...

Bolas, que pouco tolerante és!!!!!

Então, numa cidade linda como essa, ainda por cima com o calor a chegar, não te parece no mínimo ridículo as pessoas adoecerem??? Não faz sentido nenhum...

Acho que é uma tentativa de elevar a disposição de todos. Ora repara: se as pessoas que adoecem começarem a marcar todas consulta para o MF (leia-se, médico de família), só lá para o Outono é que serão atendidas, o que retira logo o excesso de trabalho das pobres senhoras do Centro de Saúde, que podem falar mais um pouco da prima da vizinha do 2ºesq, que vestiu aquela saia verde - com a bainha subida, de certeza - e que se meteu com o pedreiro do 4ºfrente. OU então elevar o seu QI jogando o excelente jogo de paciências, do windows.
Com um bocadinho de sorte até podem sair mais cedo e aproveitar o belo sol do Algarve!!!!

Quanto aos doentes, bem, ou ficam bons - afinal quem espera sempre alcança, pelo menos era o que a minha mãe me dizia - ou então, ficam a sucumbir em casa, e livram os turistas da sua incómoda presença...
Pensa bem, Neptuna, acho que é uma boa política para o turismo no Algarve.... e no SAP!!!!

Enfim....
Para essa carta, só mesmo a resposta daquele anúncio da tv: "então eu fiquei de escrever???!!!!!"

Neptuna disse...

É verdade tenho que reconhecer.. ando um pouco intolerante...

Tens razão Lita, não deixa de ser verdade, é uma excelente política. O governo português não quer ninguém doente, isso dá mau aspecto aos turistas... afinal são eles que nos dão de comer. E além disso, já pensaste que magnifica forma de rastreio é esta? Quem está doente só tem duas opções: ou cura ou morre. E se morrer tanto melhor.. já o Sr. Darwin falava na evolução das espécies.. isto quanto a mim, lá vou eu começar com as minhas teorias da conspiração... mas bom, cá vai disto: é uma espécie de conspiração para matar os menos adaptados ao meio ambiente.. ou seja, aqueles que não têm o dinheiro para colocar no parquímetro para respirar, morrem!!

ps: até os reformados agora têm que pagar os medicamentos caríssimos com a miséria de reforma que ganham.. comprimidos que são preciosos para o bem estar quotidiano.. miséria de país. Eu hoje estou muito voltada para o social deve ser dos Comprimidos com Sabor a Antibiótico.

Anónimo disse...

Bem, nem tudo está perdido!!!
Acredito que a verdade esteja por aí, perdida, mas que há-de aparecer, mais cedo ou mais tarde.
A questão é que hoje em dia, borrocracia e administração se confundem. Um invade o território da outra. Cá para mim a burocracia nem deveria existir. Esse mal, essa praga que atormenta a espécia humana!!!
Estava eu em Sevilha, por exemplo, com o meu cartão de saúde europeu (que me dá direito a ser tratado por qualquer sistema público de saúde na UE, EFTA e Suíça) doente, querendo ser atendido, 15horas, maior centro de saúde da cidade, com funcionários a trabalharem, administrativos presentes (enfim, "siesta" para niguém) e a pessoa, da espécie "individum burocratum" que me atende, diz-me assim: "Não conheço o cartão: terá que vir terças de manhã entre as 10 e as 14 buscar um papel [um desses formularios que todo burocratum gosta de recomendar]. Sem esse papel, não o poderemos atender". Nota: era quarta-feira, teria que esperar quase uma semana?
A explicação lógica não lhe servia. Saí de lá com uma carta a enviar aos responsáveis, comentando à burocratum: "As minhas desculpas por não ter adivinhado ontem que ficaria hoje doente... Para a próxima estarei mais atento!".
Moral da história: isso é global. Burocratum é uma espécie que há em todo o lado, e se esquecem que a saúde não quer saber de burrocracias!

Anónimo disse...

Pois essa moda da carta anda aí... Por tudo o que é serviço de saúde... Ora vejam o que me aconteceu... Fui a uma clínica privada para ter uma consulta (a horas) de alergologia.. Pediram-me que fizesse umas análises, como a minha assistência médica tinha "caducado" tive de recorrer ao centro de saúde para me ser passado as análises pelo meu médico de família. Quando lá cheguei foi-me dito que o meu médico de família era tal pessoa e que teria de marcar consulta e tal e coiso. Pediram-me para aguardar... Eram nesse momento 10.30... Aguardei... Aguardei... Pouco a pouco assisti ao fenómenos curioso do conta gotas social do "evaziamento" de uma sala de espera. Eram agora 12.30! Corredores desertos, salas sem viv'alma... E finalmente lá apareceu uma senhora "simpática" a dizer que podia ser atendido agora. Entrei... A Sr. Dr. ouve o pedido que tinha para lhe fazer (reescrever o pedido das análises) e que me pede ela imediatamente?! Uma "CARTA"!! :| A pedir claro uma justificação do porquê de tantas análises... :S Bem... Assim tive de fazer esperar duas semanas que a Dr. da Clínica desse novamente consulta para que lhe poder pedir a "CARTA"!! Passado esse tempo lá fui... e voltei ao Centro de Saúde. Passaram-me 5 folhas A4 de análises a tudo quanto era possível, incluindo um Rx e um TAC.. (Jazus não se pode ter uma alergia nos dias de hoje). Esse famoso TAC teria de ser feito em Faro, numa clínica de gente "simpática" ao pé do largo de S. Francisco. Lá fui... Chegando lá entreguei o papelito.. Olham para mim, de olhos esbugalhados e dizem: «Tem de trazer a "CARTA" do director do centro de saúde a autorizar o TAC!» :| Não podia crer no que me estava a acontecer... Lá tive mais uma vez de me deslocar ao centro de saúde de Tavira. Pedir a.. "CARTA"!! Uma semana depois estaria pronta... Com a "CARTA" na mão voltei à clínica e finalmente fiz os exames... Desde o início do processo.. Já passaram quase dois meses e continuo sem ter os resultados de todos os exames e análises... Porreiro né?! O pessoal anda numa onda melancólica com saudades dos tempos das "CARTAS" de amor ou.. Não sabe que estamos na época do e-Mail?! Dahh! :P

Neptuna disse...

Bem Daniel.. que filme o teu!

Está tudo maluco!! (sim, eu sei.. não é a constatação mais original)

Não venham cá dizer-me que isto não é um sistema de saúde ao nível dos piores.. tipo terceiro mundo?!?

É o que dá ensinarem a escrever... cá para mim, devia-se deixar de ensinar as pessoas a escrever e a ler. Isso é que era. Assim, acabam-se os problemas do sistema de saúde e do sistema de educação. Não havia cartas para entregar em lado algum, porque ninguém sabia escrever (logo, ia-se ao médico fazer aquilo que se tem de fazer: ter uma consulta!!!..sem ter que ir buscar cartas a tudo quanto era sítio). E para ter um sistema de educação como aquele que nós temos.. é preferível nem saber ler. Assim como assim, anda por aí meio mundo a fingir que sabe ler.. e os professores coitados não podem chumbar senão são penalizados por isso. Acabava-se de vez com isso da escola e das avaliações. Isso é uma chatice. Poupava-se dinheiro para aquilo que faz falta neste país: submarinos e estádios de futebol. Afinal,quem é que precisa de helicópteros para apagar os fogos, quando se pode alugar a outro país e aumentar as nossas dívidas... e quem é precisa de hospitais quando se pode jogar futebol?